Saiba o que o Palmeiras precisa para ser campeão brasileiro neste fim de semana
- 30 de novembro de 2023
O Palmeiras foi o grande vencedor da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da goleada em casa, por 4 a 0, aplicada no lanterna América-MG, o Verdão pode ser campeão já neste fim de semana graças às mãozinhas dadas por Flamengo e Botafogo, que tropeçaram nos seus jogos.
A equipe alviverde volta neste domingo (3) ao seu lar, o Allianz Parque, onde enfrentará o Fluminense. E para gritar é campeão junto da sua torcida, os palmeirenses precisam vencer o Flu e torcer para Fla, Bota e, também, o Atlético-MG não conquistarem os três pontos. Até um empate desses adversários será uma boa para o clube verde e branco.
Diferentemente da última rodada, quando todos os jogos acontecem no mesmo dia e horário, na penúltima ainda existe desmembramento. Assim, o Galo será o primeiro postulante ao título nacional a entrar em campo, no sábado (2), às 21h. Os mineiros receberão o São Paulo, em Belo Horizonte.
Desta maneira, se os atleticanos vencerem o Tricolor, o Palmeiras já entrará em campo no domingo (3), contra o Flu, ciente que não poderá conquistar matematicamente o título no fim de semana.
Porém, ainda que o Atlético não ganhe do São Paulo, os palmeirenses não poderão comemorar um possível título no gramado do Allianz Parque logo após o apito final em caso de triunfo sobre os coringas do Diniz. Isso porque o Botafogo só jogará às 18h30. O clube da Estrela Solitária receberá o Cruzeiro, no estádio Nilton Santos.
Outra equipe com chances de título, o Flamengo jogará no mesmo horário que o Palmeiras. O Rubro-Negro enfrentará o Cuiabá, no Rio de Janeiro.
Mesmo não conquistando matematicamente o título na rodada deste fim de semana, o Verdão, que depende apenas dele próprio para confirmar a conquista, deixará a condição muito encaminhada se vencer o Fluminense no domingo (3). Isso porque abrirá três pontos (uma vitória) de vantagem em relação aos clubes que estão abaixo, tendo uma vitória a mais e saldo de gols superior a todos eles.
Vice-líder, o Botafogo é o time que possui saldo mais próximo ao do Verdão. A diferença entre eles é de sete gols (30 a 23). Para Atlético-MG e Flamengo, a distância palmeirense é superior, de oito e 16 bolas nas redes, respectivamente. A vantagem é grande para ser ultrapassada e igualada em dois jogos.