Bocardi percebeu gelo em asa de avião no mesmo dia da tragédia com a Voepass

  • 12 de agosto de 2024

Rodrigo Bocardi relatou no Bom Dia São Paulo desta segunda (12) que percebeu uma camada de gelo na asa de um avião no qual embarcou na sexta (9) –mesmo dia em que o voo 2283 da Voepass caiu em Vinhedo (SP), causando 62 mortes. O âncora da Globo confirmou com o piloto da aeronave que o sistema de desgelo precisou ser acionado durante o trajeto da capital paulista até Ribeirão Preto, cidade no interior do Estado.

O jornalista explicou sua experiência logo depois de falar sobre as possíveis causas da tragédia aérea. “Realmente na sexta-feira, aqui em São Paulo, essa transformação na atmosfera, na meteorologia… A gente estava numa temperatura muito alta, a temperatura caiu bastante. Eu voava para Ribeirão Preto para um evento da EPTV, afiliada da Globo e também da rádio CBN, no mesmo horário quando ocorreu o acidente”, contou.

“Eu fiz um pouso em Bauru, uma parada antes de seguir para Ribeirão Preto. Percebi que no voo daqui de Congonhas, decolado por volta de 13h40… Era um avião menor. O piloto conseguia enxergar a asa. Durante todo o voo, olhava para a asa. Aquilo me chamou a atenção, mas a gente vai aprendendo junto com essas histórias”, continuou.

“Tantas pessoas acabaram descobrindo com esse acidente, a gente não sabe se essa foi realmente a causa, mas descobrimos a importância do sistema de desgelo, de tirar o gelo da asa”, afirmou.

“O piloto olhava bastante, e aí acionou os comandos de desgelo para tirar o gelo da asa”, relatou. O âncora ainda disse que só soube da queda do avião da Voepass ao pousar em Bauru. Foi ele também quem informou a tripulação do acidente.

Ao pousar em Ribeirão Preto, bem ao lado da sede da empresa Voepass, perguntei ao piloto se era alguma coisa do gelo que ele estava olhando na asa. Ele confirmou, disse que era, mostrando o mapa mostrando o gelo em São Paulo.

Bocardi ressaltou que o gelo na asa pode ser um indicativo do motivo da queda do voo 2283, mas só a conclusão da investigação pode confirmar isso.

Imagens do Flightradar24 mostraram os últimos momentos do avião da Voepass que caiu na sexta. O vídeo mostra o ícone que representa a aeronave do modelo ATR 72-500 desaparecendo dos radares. Ele fazia o trecho entre Cascavel, no Paraná, e o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana da capital.

Dados preliminares de radares apontam que a aeronave atingiu uma razão de descida de 13 mil pés por minuto [aproximadamente 4.000 metros] após uma curva brusca.

Antes da tragédia, o funkeiro MC Hariel já havia reclamado da companhia aérea. Há alguns meses, ele se recusou a seguir viagem na aeronave da empresa e afirmou que ela estava “caindo aos pedaços”.

O autor de novelas Daniel Ortiz, atualmente no ar com Família É Tudo, afirmou que a queda de uma aeronave era uma tragédia anunciada. “Peguei esse avião inúmeras vezes para ir a Ribeirão Preto. É horrível! Estava demorando para ter um acidente”, escreveu ele nos Stories de seu Instagram.

VITRINE DO CARIRI
Com Noticias da TV.

Compartilhe

Comente