Justiça atesta legalidade de pesquisa e nega pedido do MDB para cancelar divulgação dos números em São Sebastião do Umbuzeiro
- 12 de agosto de 2024
O juiz da 29ª Zona Eleitoral da Paraíba julgou improcedente uma representação movida pelo Partido MDB de São Sebastião do Umbuzeiro contra o Instituto IP Pesquisas, e autorizou a divulgação da pesquisa de intenções de votos para prefeito no município de São Sebastião do Umbuzeiro registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
O partido havia alegado irregularidades na pesquisa registrada, que durante fase processual, ficou constatado que não havia nenhuma ilegalidade, uma vez que a ausência do demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) do ano anterior ao da realização das eleições no sistema PesqEle decorreu por falha do próprio sistema do TSE, não é possível inserir o documento no mesmo lugar do anterior, constatado pelo Juiz no autos.
O Ministério Público Eleitoral opinou pela improcedência da Representação, e ao final, o juiz julgou improcedente a representação e revogou a medida liminar anteriormente concedida para permitir a divulgação da Pesquisa no PB-06431/2024.
Com o reconhecimento da legalidade da pesquisa, o Instituto divulgará nas primeiras horas desta terça-feira (13), o resultado da primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito no município de São Sebastião do Umbuzeiro.
Anteriormente, o Instituto IP Pesquisas já havia sido divulgado pesquisas nos municípios de São José dos Cordeiros, Parari, Caraúbas, Santo André e Gurjão, todas dentro da legalidade e sem nenhum questionamento, tendo em vista a credibilidade que o Instituto possui na região.
A defesa do Instituto IP Pesquisas ficou sob responsabilidade do advogado José Maviael Fernandes, que comentou que a decisão era esperada tendo em vista que tal instituto cumpre com todas as determinações exigidas pelo TSE.
VITRINE DO CARIRI
Com Paraíba Mix