Diretor da Globo durante mais de 30 anos, Octávio Florisbal morre aos 84 anos

  • 14 de agosto de 2024

Ex-diretor-geral da Globo, Octávio Florisbal morreu aos 84 anos na noite de terça (13) em São Paulo. A causa do óbito ainda não foi divulgada. O profissional entrou na líder de audiência em 1982, como diretor de Marketing, e emendou cargos importantes até assumir a direção geral, em 2002. No fim de 2012, deixou o posto e passou a integrar o Conselho de Administração do Grupo Globo, no qual ficou até 2017.

Desde então, se dedicava apenas ao Instituto Helena Florisbal, que promove a assistência social gratuita a crianças em vulnerabilidade social, em especial as que têm deficiências físicas e mentais. O velório do publicitário acontecerá no cemitério Morumby, entre às 14h e 16h desta quarta (14).

Antes da passagem pela direção geral, Florisbal ganhou destaque na emissora por ter sido superintendente comercial. Ele recebeu o convite para o cargo pessoalmente dos acionistas das Organizações Globo, durante um período crítico para o Brasil –que enfrentava uma intensa instabilidade econômica.

Para além da Globo, o marketeiro construiu carreira em grandes agências publicitárias e fundou o Grupo de Mídia de São Paulo, entidade que contribuiu significativamente para o desenvolvimento das pesquisas de audiência e de mídia no país.

Ele foi homenageado pessoalmente por Roberto Irineu Marinho, ex-presidente da Globo, quando saiu do Conselho. Marinho destacou que, graças a Florisbal, “o mercado publicitário brasileiro se profissionalizou, e a TV Globo consolidou sua importância na sociedade brasileira, estabelecendo uma relação mais próxima com seu público e seus parceiros”.

Quem foi Octávio Florisbal?

Filho do avicultor Elegardo Florisbal e da dona de casa Josephina Frioli Florisbal, Octávio Frioli Florisbal começou a carreira em 1961, como auxiliar administrativo em uma das principais agências de publicidade da época, a estadunidense J. Walter Thompson. A filial brasileira era presidida por seu tio, Renato Castelo Branco (1914-1995), também vice-presidente da corporação americana.

Florisbal se formou em Comunicação e Marketing na Escola Superior de Propaganda (ESPM), em São Paulo, onde nasceu –ele havia passado parte da adolescência no Rio de Janeiro para cursar o Colégio Naval, mas voltou à cidade natal para focar na carreira.

Enquanto fazia cursos de especialização em Nova York, com ênfase em Planejamento de Mídia, ele foi conquistando posições nas grandes agências de São Paulo no decorrer das décadas de 1960 e 1970.

Enquanto diretor de Planejamento de Mídia da Norton Publicidade, conheceu a publicitária Helena de Almeida, que viria a se tornar sua mulher e inspirou a criação do Instituto Helena Florisbal. Ela morreu em 2009.

Mais tarde, em 1972, foi contratado pela Lintas Internacional, onde teve seu primeiro contato com a TV. A agência detinha a conta da Gessy-Lever, uma das principais promotoras de novelas e shows da época. No mesmo período, fundou o Grupo Mídia de São Paulo.

Entrada na Globo

Após dez anos na Lintas, o profissional foi convidado para estruturar um departamento de Marketing na Globo. O trabalho era duro: ele precisava criar um canal de comunicação permanente entre a área Comercial e as áreas de Programação, Criação, Produção e Jornalismo da emissora. Outra meta era a de uma relação mais técnica entre a Globo, as agências e os anunciantes.

Florisbal ainda estruturou, por conta própria, um modelo de comercialização dos espaços publicitários bem mais profissional. O êxito da Central Globo de Marketing fez ele ser convidado para o cargo de superintendente. Depois disso, assumiu interinamente a direção geral em 2002. Ele substituiu a executiva Marluce Dias, então afastada por motivos de saúde. Foi efetivado em 2004.

Em entrevista ao Memória Globo, ele ressaltou que geriu a emissora de forma com que ela tivesse “um planejamento estratégico, objetivos estratégicos, em que as diversas áreas, seus diretores e as equipes participam efetivamente desse processo, são permanentemente comunicados, estimulados, para alcançar e superar os resultados”, declarou.

Para ele, esse processo fazia a diferença, ainda mais numa das “maiores redes de televisão do mundo”. “Esses talentos são motivados em busca de um destino comum, e é isso que faz o sucesso da TV Globo. Cada vez mais, ela deve consolidar esse conceito de uma gestão participativa, bastante democrática”, declarou.

Durante o período no cargo, ele recebeu o título de Personalidade do Ano, referente a 2008, concedido pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP). Segundo a Associação, Florisbal foi destaque “por sua dedicação, consistente inovação e competência com que trabalha para o desenvolvimento e defesa dos interesses de todo o trade de comunicação, à frente do maior e mais importante conglomerado de comunicação do país”.

Florisbal saiu da direção geral em 2012 –e foi substituído por Carlos Henrique Schroder. No ano seguinte, o comunicador assumiu uma cadeira no Conselho de Administração. Sua saída foi anunciada em 2017.

VITRINE DO CARIRI
Com Noticias da TV.

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