Paraná Pesquisas reforça viés de alta para Marçal em SP

  • 1 de outubro de 2024

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta nesta terça-feira, 1º de outubro, indica oscilação positiva de intenções de voto para Pablo Marçal (PRTB, foto). O influenciador também apareceu com viés de alta nas últimas pesquisas publicadas por Datafolha, Quaest, AtlasIntel e Real Time Big Data.

De acordo com o Paraná Pesquisas, Marçal oscilou dois pontos para cima e tem 22,5% das intenções de voto — a margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e foram ouvidos 1.500 eleitores de 27 a 30 de setembro.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) segue liderando, com 27%, um ponto a menos do que na última pesquisa. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) aparece estabilizado em 25%.

Corrida eleitoral em SP Paraná Pesquisas
Foto: Reprodução/ Paraná Pesquisas

Viés de alta

Divulgada na segunda-feira, 30, a pesquisa AtlasIntel é a que indicou o maior crescimento do ex-coach, de 4,5 pontos percentuais, acima da margem de erro de dois pontos percentuais.

Na pesquisa Real Time Big Data, também divulgada na segunda-feira, Marçal oscilou dois pontos para cima, com o detalhe de que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Na Quaest, a oscilação positiva foi de apenas um ponto em relação à semana anterior. Já no levantamento do Datafolha, Marçal oscilou dois pontos para cima, no limite da margem de erro, depois de estagnar por duas semanas.

A oscilação positiva de Marçal na Paraná Pesquisas é particularmente significativa porque as intenções de voto do ex-coach estiveram estabilizadas ao logo de todo o mês de setembro.

Esse foi o mies em que a propaganda de televisão influenciou na corrida a favor de Nunes, que detém o maior tempo do horário político obrigatório. Marçal não tem sequer um segundo no rádio e na TV.

Empate técnico

Em praticamente todas as pesquisas, os cenários são de empate técnico entre os três principais concorrentes à Prefeitura de São Paulo. Apenas o instituto Veritá mostra Marçal consolidado em primeiro lugar.

Além da perspectiva de ascensão do ex-coach na reta final, os levantamentos também mostram subida da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que conseguiu se descolar do apresentador José Luiz Datena (PSDB) nas últimas semanas e aparece consolidada em quarto lugar.

Os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram de dois debates nos últimos dias, um promovido pela Folha de S.Paulo e pelo Uol e outro organizado pela TV Record. Nunes e Boulos, que aparecem à frente na maioria das pesquisas, foram os grandes alvos.

O último confronto público está marcado para a quinta-feira, 3, com mediação da TV Globo.

Compartilhe

Comente