Paraíba em alta: crescimento do turismo coloca o estado em evidência no mundo
- 17 de novembro de 2024
A Paraíba tem se consolidado como um dos destinos mais desejados no Brasil e no mundo. A mais recente pesquisa da CNBC (Consumer News and Business Channel) coloca João Pessoa na 3ª posição entre os 10 destinos em alta, atrás apenas de Sanya, na China, e Trieste, na Itália. O destaque da capital paraibana, que cresce no cenário internacional, reflete um momento de expansão para o turismo local.
Os números do setor na cidade confirmam o momento favorável para o turismo. Em outubro de 2024, o Aeroporto Aena João Pessoa atingiu a marca de 1 milhão de passageiros, o que demonstra o aumento no fluxo de turistas. Além disso, no mês de setembro, o terminal aéreo foi o mais movimentado do Nordeste entre os seis aeroportos administrados pela Aena Brasil na região.
A crescente demanda também tem impulsionado o setor hoteleiro, que acompanhou o ritmo de expansão. A rede hoteleira de João Pessoa registrou, até outubro de 2024, uma média de 70,14% de ocupação, superando em mais de 20% a taxa registrada no ano de 2021. O cenário deve se manter favorável, especialmente com a chegada da alta temporada, nos meses de novembro e dezembro.
Além da capital, o crescimento do turismo no interior da Paraíba também tem sido expressivo. O Aeroporto Aena de Campina Grande, por exemplo, registrou um aumento de 162,4% no número de passageiros no primeiro semestre de 2024, destacando-se como o terminal com maior crescimento no Nordeste, entre os seis terminais gerenciados pela Aena Brasil.
Em termos de movimentação, a Paraíba já contabiliza 1,4 milhão de passageiros entre janeiro e setembro deste ano. A diversificação das atrações turísticas e a ampliação da infraestrutura têm sido fundamentais para este crescimento. A atualização do Mapa do Turismo da Paraíba, que agora inclui 70 cidades distribuídas em 13 regiões turísticas, é outro reflexo desse dinamismo. No total, 93 cidades são impactadas diretamente pelo turismo, que gera emprego e renda para mais de 9 mil pessoas e empresas cadastradas no Cadastur.