Após 20 anos, Claudete Troiano volta à Record para ser comentarista de futebol

  • 30 de novembro de 2024

Conhecida por comandar programas femininos, Claudete Troiano terá uma missão inusitada na Record News: neste domingo (1º), ela vai ser comentarista da partida entre Corinthians e Cruzeiro pela Copinha Feminina. A apresentadora volta à Record depois de 20 anos –ela comandou o Note e Anote (1993-2005) entre 2000 e 2005.

Apesar de a Record estar investindo em esportes e até planejar uma série de demissões para abrir espaço para a equipe que cobrirá futebol, Claudete não foi contratada pela emissora de Edir Macedo. Pelo menos, não por enquanto. Ela é apresentada como “convidada especial” para a transmissão.

No entanto, como a apresentadora está sem contrato com nenhuma emissora desde o fim do Vou te Contar (2020-2024), que ela comandava na RedeTV!, a ex-Mulheres está livre para negociar uma participação mais fixa na cobertura esportiva da Record. Além do Paulistão, a emissora vai transmitir o Brasileirão a partir do ano que vem –ou seja, terá futebol o ano inteiro.

A combinação Claudete e futebol pode até soar estranha, mas a loira foi pioneira nas transmissões esportivas no Brasil. Na Rádio Mulher, se tornou a primeira narradora a fazer a locução de uma partida de futebol no país –muito antes de as mulheres ganharem merecido espaço nas transmissões.

“Na época, eu não tinha noção da repercussão ou importância disso, era muito nova. Foi na década de 1970 e, hoje, vejo que nós, pioneiras, contribuímos muito para que o público se acostumasse com a voz feminina”, disse a apresentadora, em nota enviada pela Record.

“E também para que os cronistas esportivos enxergassem a mulher como alguém que entende de futebol, gosta de ir ao estádio e está presente em todos os aspectos do esporte. Acho que nossa contribuição foi abrir portas para que as mulheres pudessem, no bom sentido, invadir esse mundo tão masculino”, apontou Claudete.

Ela valorizou a transmissão da Copinha Feminina por uma emissora de TV aberta. “Acho a iniciativa maravilhosa, especialmente porque esta é apenas a segunda edição da Copinha e já recebe esse tratamento de uma rede como a Record News. É gratificante participar desse momento que envolve uma das equipes mais fortes do futebol feminino.”

Corinthians x Cruzeiro será disputado no Canindé, no domingo (1º), a partir das 17h30. A transmissão contará com Lucas Pereira na narração, Claudete Troiano e Ana Paula Oliveira nos comentários e apresentação de Caique Resende. Julia Ballarini estará no gramado com informações em tempo real. 

Compartilhe

Comente