Prefeito caririzeiro e também cantor repudia declarações e entra em defesa da cidade de Coxixola
- 8 de dezembro de 2024
O prefeito de Camalaú, Bira Mariano, se pronunciou nas redes sociais após a divulgação de um vídeo em que o cantor e vocalista da Banda Cavaleiros do Forró, Ramon Cavaleiros, faz comentários “zombando” da cidade de Coxixola, no Cariri Paraibano. Bira, que também é vocalista da banda Gente Boa, usou sua plataforma para expressar sua indignação com o ocorrido, chamando uma atitude de xenofóbica e de falta de respeito com a região.
“Não poderia me furtar de, nesse momento, diante de um ato xenofóbico, disfarçado de brincadeira, que não é brincadeira, me manifestar. O que aconteceu com esse cidadão que se diz vocalista e cantor não pode ser ignorado Não vou nem citar o nome para não dar ibope, pois sempre teve como regra na minha vida que a gente não deve dar ênfase a quem não merece, mas o comentário vai mais para conclamar os caririzeiros a não tolerar ou aceitar mais esse tipo de brincadeira com nossas cidades, com nossa terra.”
Bira destacou a importância da riqueza cultural do Cariri Paraibano e Pernambucano, afirmando que, apesar de outros lugares possuírem riqueza cultural, nenhuma região do planeta é mais rica do que o Cariri. Segundo ele, cada cidade da região tem sua particularidade, sua importância e sua riqueza cultural, e ataques como o do cantor atingem não só uma cidade, mas o espírito e a essência caririzeira.
“Nós somos de uma terra de uma riqueza cultural imensurável, e o Cariri paraibano é incomparável. Cada cidade tem sua importância. O que foi atingido nesse comentário não foi apenas a cidade de Coxixola, mas a raiz, o espírito, a vertente caririzeira. precisamos estar atentos para que isso não seja mais aceito como uma brincadeira que visa depreciar o outro, ou a terra de alguém, infelizmente, esse rapaz faz parte de um grupo que leva no seu nome. a palavra forró, mesmo que não faça forró, e posso afirmar isso com toda propriedade. Mas o problema não é esse.
O prefeito também fez um apelo à reflexão e analisou que um verdadeiro artista deve sempre representar positivamente seu povo e sua terra, algo que ele considera fundamental para quem vive da arte. Bira destacou que a grandeza de uma cidade não é o que ela possui, como um shopping, mas na educação, na hospitalidade e, principalmente, na riqueza cultural de seu povo.
“Como representante da cidade de Camalaú, meu repúdio a esse tipo de comentário fica registrado. A grandeza de uma cidade não se dá por ter um shopping ou não, mas pela educação, hospitalidade e uma riqueza cultural imensurável. Uma resposta que devemos dar é cada vez mais valorizar a nossa terra, os artistas e as pessoas que fazem a verdadeira arte da nossa região.”