Paraíba é beneficiada com sistemas de tratamento para tornar água potável
- 15 de dezembro de 2024
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou, na última quinta-feira (12), a implantação de cinco sistemas de dessalinização para Paraíba, que permite a retirada de impurezas da água do mar ou salobras para torná-la potável. A ação é promovida pelo Programa Água Doce do Governo Federal.
Em nota, o Ministério listou as localidades contempladas: o Assentamento Novo Horizonte e a Comunidade Serrote Preto, ambas no município de Várzea, no Sertão paraibano. Outras duas instalações serão no Sítio Salão e no Sítio Mundo Novo, na cidade de São José dos Cordeiros. E a quinta, no Sítio Catolé, na cidade de Tenório.
Os sistemas de dessalinização têm uma capacidade instalada que permite a produção de 4,2 milhões de litros de água dessalinizada diariamente, o que representa um avanço significativo na promoção da segurança hídrica em uma das regiões mais áridas do país.
“O Programa Água Doce contribui para melhorar a qualidade de vida das populações beneficiadas, mas também fortalece a resiliência das comunidades locais frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos hídricos”, ressaltou a diretora de Revitalização e Planejamento em Segurança Hídrica do MIDR, Fernanda Ayres.
O programa
O Programa Água Doce tem como objetivo principal estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano com foco no aproveitamento sustentável das águas subterrâneas.
Veja a lista:
Assentamento Novo Horizonte – Várzea/PB
Comunidade Serrote Preto – Várzea/PB
Sítio Salão – São José dos cordeiros/PB
Sítio Mundo Novo – São José dos cordeiros/PB
Sítio Catolé – Tenório/PB