Acidente de avião em Gramado (RS) mata empresário e nove pessoas da família

  • 22 de dezembro de 2024

Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde deste domingo (22), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), confirmou a morte de 10 pessoas de uma mesma família, que viajava no avião que caiu no Centro de Gramado (RS) no começo da manhã. Trata-se da família do empresário Luiz Cláudio Galeazzi, proprietário do avião e que pilotava a aeronave. Morreram esposa, três filhos, irmã, cunhado e sogra do empresário e duas crianças. O empresário era CEO da Galeazzi e Associados, especializada em salvar empresas e que atuou na reestruturação de companhias no exterior e no Brasil, como Americanas, Pão de Açúcar e BRF.

De acordo com o governador, 17 pessoas ficaram feridas em solo com o acidente. Dez estão em atendimento, duas em estado grave, e uma delas foi levada para Porto Alegre. As pessoas que estavam na pousada atingida no acidente foram transferidas para outros equipamentos hoteleiros.

Sobre o acidente, o delegado de Gramado, Gustavo assumiu o caso e disse que foi criada uma força tarefa para apurar as causas do acidente. Haverá duas frentes de trabalho: uma para saber as causas do acidente, que será feita pela Cenipa – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, e outro na área civil, para investigar responsabilidades. Até o momento, ainda não foi liberado o acesso de pessoas para resgatar os corpos das pessoas que estavam no avião. Equipes policiais de Porto Alegre e Novo Hamburgo.

De acordo com as primeiras informações, o avião decolou do Aeroclube de Canela às 9h10. Imagens do site Flight Radar mostram o avião, modelo Piper PA-42-1000 Cheyenne 400, taxiando na pista e o tempo bastante fechado e com névoa forte.

A Defesa Civil estadual explicou como o acidente ocorreu. De acordo com o órgão, minutos após decolar, o avião colidiu contra uma chaminé de um prédio, uma residência e uma loja de imóveis. Em seguida, ela explodiu e os destroços atingiram uma pousada.

Eduardo Leite se solidarizou com a família e amigos das vítimas e disse que o Rio Grande do Sul está em choque com essa fatalidade. O tradicional desfile de Natal, que ocorre todos os dias no Centro de Gramado foi cancelado neste domingo, assim como algumas atividades da programação do Natal Luz realizadas em vias públicas.

Compartilhe

Comente