Bolsonaro abre empresa para vender artigos de viagem, óculos e roupas
- 23 de dezembro de 2024
O ex-presidente Jair Bolsonaro abriu uma empresa para vender calçados, óculos, artigos de viagem e roupas em geral. Ele deu ao novo negócio o nome de Jambol Promoção de Vendas Ltda, cuja sede está registrada no apartamento que ele possui em Brasília.
O empreendimento vai comercializar produtos com o nome do ex-presidente. Atualmente quem faz isso é seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Na loja virtual Bolsonaro Store, o parlamentar vende calendários, camisetas, bonés, canecas de chopp e até artigos de festas com o sobrenome da família.
A Jambol (palavra criada a partir da junção das iniciais de Jair Messias Bolsonaro) é uma microempresa com capital de 5 mil reais. O contrato social, registrado na Junta Comercial de Brasília, tem o ex-presidente como único dono do negócio. Além da venda de produtos, a empresa também está habilitada a administrar as atividades de promoção de venda, publicidade e marketing direto.
Jambol é a segunda empresa criada por Bolsonaro após deixar a Presidência
Esta é a segunda empresa que Jair Bolsonaro cria após deixar a Presidência da República. Antes, o ex-presidente já havia registrado a empresa Bravo Grafeno, com outros quatro sócios, para fabricar produtos de alta tecnologia. A reportagem tentou falar com o ex-presidente sobre o novo negócio, mas não obteve retorno.
Para criar a Jambol, Bolsonaro apresentou no contrato social uma declaração na qual relata que não está impedido de administrar a empresa em virtude de condenação criminal ou pena que vede seu acesso a cargos públicos.
O ex-presidente foi condenado à inelegibilidade até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devido a ataques ao sistema eleitoral. A decisão não impede que ele ocupe cargos públicos ou administre empresas. Bolsonaro é investigado em outros inquéritos. Recentemente, ele foi indiciado pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático e organização criminosa.