Especialistas analisam mudança de Rico Melquiades após críticas de haters: ‘É preocupante’

  • 20 de outubro de 2023

Rico Melquiades surpreendeu os seguidores, nesta quarta-feira (18), ao contar que realizou diversos procedimentos no rosto devido à pressão estética que sofre nas redes. O vencedor de A Fazenda 13 começou com uma rinoplastia e depois decidiu fazer uma cirurgia facial completa. “Está insatisfeito com o seu rosto? Faça como eu, transplante de cara. Fiz essa transformação nem por causa de mim. É tanta coisa que recebo, tento ser forte, mas não tem ser humano que consiga. Então, tomei essa iniciativa porque não aguentava mais ser chamado de feio”, desabafou.

A busca por um rosto perfeito, principalmente atualmente, quando as pessoas querem ficar como nos filtros do Instagram ou se baseiam nas transformações dos famosos, é preocupante e pode trazer problemas emocionais.

“Sabemos que ser uma figura pública, se tornar um influenciador, hoje em dia, é um desejo que muitas pessoas têm, porém existem as consequências, como ter que lidar com as críticas dos internautas, sejam elas construtivas ou negativas, o que não é nada fácil. Por isso, ter um acompanhamento com psicólogo ou psicanalista é muito importante, mas não só para essa situação, e sim em diversas. Mas quando se trata de lidar com opinião alheia, é preciso criar uma grande habilidade interna e mental”, explica o psicólogo Alexander Bez, especialista em relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e especialista em ansiedade e síndrome do pânico pela Universidade da Califórnia (Ucla).

Para a médica Fernanda Nichelle, que atua na área estética e está à frente da Clínica Fernanda Nichelle, ficou comum presenciar casos de pacientes que desejam chegar a um resultado que, muitas vezes, pode ser inalcançável.

“Muitas pessoas se espelham em querer ficar igual aos filtros dos aplicativos, já buscando um profissional com uma foto do antes e depois de como pretende ficar. É importante lembrar que estamos falando de um corpo humano, e não se pode prometer certos resultados para um paciente”, explica.

“Por isso, não é recomendado realizar um procedimento estético apenas para melhorar a estética física sem necessidade, pois existe, sim, um risco. E pode trazer um resultado inestético e até mesmo problemas psicológicos para o paciente”, completa.

Para Bez, o caso de Rico é algo bem delicado e não deve ser julgado. “Mas é preocupante, pois quando uma pessoa chega ao ponto de querer realizar procedimentos estéticos que vão durar para o resto da vida, por conta de comentários e opiniões de terceiros, ela pode sofrer futuramente, caso o resultado não seja o esperado, trazendo frustrações”, ressalta.

Compartilhe

Comente