ALPB retorna aos trabalhos com 30% dos deputados de olho no cargo de prefeito em 2024

  • 1 de agosto de 2023

A Assembleia Legislativa da Paraíba retoma as atividades nesta terça-feira (1º). Para além dos debates legislativos, a tendência é que o plenário da Casa se transforme em ambiente panfletário para parlamentares que estão de olho no Executivo nas eleições 2024. Dos 36 deputados estaduais, o Conversa Política apurou que ao menos 11 sinalizam interesse de concorrer no próximo ano.

A cadeira de chefe do Executivo de João Pessoa é a mais concorrida, com três postulantes que demonstram interesse a entrar na disputa contra o projeto de reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).

Um deles é ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT), que desde o início da legislatura já vem manifestando interesse em voltar ao cargo. Do mesmo partido, a deputada Cida Ramos (PT) também está colocando o ‘nome na pista’ para uma nova tentativa de comandar a capital. Ela concorreu à prefeitura em 2016, pelo PSB, quando quem acabou vencendo foi Cartaxo, então filiado ao PSD.

No campo da direita, o deputado Wallber Virgolino (PL) é seguramente o parlamentar que mais tem exposto os planos de concorrer nas Eleições 2024. O bolsonarista disse que está disposto a concorrer em João Pessoa, mas tem como ‘plano B’ a cidade de Cabedelo. Caso isso aconteça, entra em colisão com o projeto do União Brasil, que tende a indicar George Moraes para a disputa na cidade portuária.

Cajazeiras

Outra cidade com mais de um deputado posicionado como futuro candidato é Cajazeiras, que tem Chico Mendes e Junior Araújo, ambos do PSB, unidos como oposição ao atual prefeito José Aldemir (PP). O gestor é marido da deputada Drª Paula (PP), que, inclusive, está cotada para concorrer à prefeitura de São José de Piranhas.

Mendes e Araújo colocam o nome como opção, mas trabalham com outras lideranças do PSB em Cajazeiras, como o ex-deputado Jeová Campos (PSB), para construir o nome da oposição. Drª Paula tem ido para o “front de batalha” na defesa de Aldemir, dentro e fora da Assembleia, e essas discussões devem se tornar mais acaloradas no segundo semestre.

Em Campina Grande, segunda maior cidade da Paraíba, está no radar de um parlamentar: o deputado Inácio Falcão (PCdoB). Por enquanto.

O deputado Eduardo Brito (SD), que já foi prefeito de Mamanguape, tem circulado como opção dos eleitores para 2024. Na ALPB, ele terá como obstáculo a figura da deputada Danielle do Vale (Republicanos), que é filha da atual prefeita Eunice Oliveira e tem soltado as garras na defesa da gestão da mãe.

Podem virar candidatos

Além desses, outros dois parlamentares devem acabar concorrendo ao pleito de 2024, para assegurar a manutenção das suas bases políticas: Branco Mendes (Republicanos) e Camila Toscano (PSDB). O tom dos discursos a partir deste semestre pode indicar se irão para uma candidatura própria ou tentar emplacar algum nome.

No caso de Branco Mendes, o seu grupo tem buscado um nome competitivo para fazer oposição a do atual prefeito Marcelo Rodrigues (MDB). O veterano, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, pode “ir para o sacrifício”.

Já Camila Toscano é tratada como herdeira natural do comando de Guarabira, desde a morte do pai o ex-deputado e ex-prefeito Zenóbio Toscano (PSDB). A tucana tem evitado responder sobre uma candidatura em 2024 na cidade, mas a possibilidade está viva, principalmente após o seu desempenho na campanha do ano passado.

O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, terá trabalho, se for manter a linha de não permitir debates municipais no plenário da Casa.

 

VITRINE DO CARIRI

Com Conversa Política

Compartilhe

Comente