Reforma tributária: Haddad nega que alíquota de novo imposto será de 28%
- 17 de julho de 2023
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que a reforma tributária reduza as exceções fiscais de alguns setores para que a alíquota do novo tributo brasileira seja baixa.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que a alíquota efetiva do IVA pode chegar a 28,4%. A taxa seria a mais alta do mundo. O ministro negou que o patamar será tão elevado.
O estudo que não leva em consideração uma série de fatores. Não tem análise de impacto, por exemplo, sobre sonegação, evasão, corte de gastos tributários, frisou.
Ele emendou.
O alerta que o estudo do Ipea faz é bom, porque mostra que, quanto mais exceção tiver menos vai funcionar. Então, tem de calibrar bem as exceções, para que elas estejam bem justificadas, para que efetivamente tenham impacto positivo sobre o bem-estar da sociedade, comentou.
A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (17) ao chegar na sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.
Inicialmente, o governo projeta uma alíquota de até 25%. Tem uma transição para ser feita. Nós vamos calibrando isso de acordo com a transição. Então, começa em 2026, com uma alíquota baixinha para ver o impacto, finalizou.